Binatural leva à COP30 exemplos concretos de descarbonização com o uso de biodiesel em escala industrial

13 de November de 2025

Binatural leva à COP30 exemplos concretos de descarbonização com o uso de biodiesel em escala industrial

A Binatural, uma das principais produtoras brasileiras de biodiesel, participa da COP30 com o objetivo de mostrar que a descarbonização já é uma realidade no Brasil. A empresa levará exemplos concretos de uso do biocombustível em larga escala, conectando o campo à indústria por meio de um modelo produtivo que une inovação, circularidade e impacto social positivo.

Durante o evento, o CEO da companhia, André Lavor, será um dos painelistas do debate “Do campo à indústria: inovações que impulsionam a sustentabilidade”, promovido pela Amcham Brasil, uma das maiores câmaras de comércio do país. A sessão acontece no dia 13 de novembro, às 12h25, e contará também com André Argenton (Dow) e Jason Weller (JBS), que discutirão como diferentes setores aceleram a agenda de inovação e sustentabilidade.

Lavor defenderá o papel do biodiesel como solução imediata e economicamente viável para reduzir emissões, já aplicada em segmentos industriais e logísticos. “Enquanto muitas rotas de transição energética ainda estão em desenvolvimento, o biodiesel já é uma solução operacional que reduz em 90% as emissões de CO₂ em comparação ao diesel fóssil. Essa é uma inovação que já está acontecendo no Brasil, de forma concreta e mensurável”, afirma o executivo.

debate reunirá especialistas e lideranças empresariais para discutir como modelos produtivos circulares podem contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável. O executivo destacará como o uso do biodiesel e a diversificação de matérias-primas, incluindo resíduos como gordura animal e óleo de cozinha usado, fortalecem a economia circular e reduzem a pegada de carbono nas cidades.

Biodiesel e termelétricas: rota para descarbonizar a matriz elétrica
Em 13 de novembro, às 18h, Lavor participa de mesa promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), ao lado de André Nassar, presidente executivo da entidade. O encontro abordará o uso do biodiesel em termelétricas, destacando sua contribuição para uma matriz elétrica mais limpa e segura, com menor dependência de fontes fósseis. “A trajetória da Binatural mostra que é possível descarbonizar hoje, sem depender de tecnologias experimentais. O biodiesel nasce no campo, move a indústria e gera benefícios ambientais e sociais simultaneamente. É o biocombustível do futuro, mas, principalmente, o combustível do agora”, completa Lavor.

Caminhão da Binatural cruza o Brasil com quase zero emissões rumo à COP30
A Binatural leva também um caminhão movido 100% a biodiesel (B100), que percorre cerca de 2 mil quilômetros entre Formosa (GO) e Belém (PA) com quase zero emissões de CO₂. A iniciativa demonstra, na prática, que é possível descarbonizar o transporte pesado com tecnologia nacional disponível, eficiente e economicamente competitiva.

Com 19 anos de atuação, a Binatural consolida seu compromisso com uma transição energética justa e inclusiva, baseada na integração de 25 mil agricultores familiares e no uso de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado e gordura animal. O resultado é um modelo de negócio que alia sustentabilidade, competitividade e desenvolvimento regional, ampliando o impacto socioambiental positivo do setor.

 

Próximo Produtos especiais do biodiesel: o que parece sobra, na verdade, soma