Reflexões do Evento: Rumo a um Futuro Sustentável no Setor de Biodiesel

Informativos 17 de August de 2023

Reflexões do Evento: Rumo a um Futuro Sustentável no Setor de Biodiesel

Recentemente participamos de um evento que trouxe à tona várias discussões e insights fundamentais para o futuro do biodiesel. Nesse encontro, foi evidente que a indústria está passando por uma fase de mudanças significativas, impulsionada por fatores como regulamentações atualizadas e a busca por alternativas mais sustentáveis. Pudemos absorver diversas informações que moldarão nossas estratégias e atitudes no cenário em constante evolução do biodiesel.

Uma das temáticas centrais do evento girou em torno da resolução do CNPE, que visa aumentar progressivamente a aquisição de matérias-primas da Agricultura Familiar. Essa nova regulamentação, que almeja atingir percentuais maiores, mostra que a biodiversidade do país é um grande facilitador na disponibilização de matérias-primas de Biodiesel. Nesse contexto, a Binatural reconhece a importância de empresas contribuírem e estabelecerem sólidas parcerias com as cooperativas regionais, antecipando-se à tendência e apoiando no que for necessária esta ação que poderá mudar a vida de milhares de pessoas.

Vale reforçar a grande importância da certificação do Selo Biocombustível Social que promove a segurança alimentar, permanência da juventude no campo e a prosperidade do agronegócio via inclusão da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel.

Atualmente, mais de 76 mil famílias trabalham focadas na agricultura familiar que fornece parte de insumos para a produção de biodiesel no país, e com aumento da demanda, haverá mais geração de emprego e renda para famílias que tiram da terra o seu sustento.

Com isso, não só trabalhamos para elevar a produtividade na agricultura familiar, permitindo a valorização de homem no campo, mas também melhoramos sua condição de vida trazendo uma importante externalidade positiva da cadeia do Biodiesel.

A inovação também foi umas das pautas deste evento, destacando a busca por culturas alternativas adaptadas ao semiárido, como Ouricuri, Moringa e Sisal, entre outras. Essa estratégia diversifica as opções de matérias-primas, e consolida a riqueza brasileira quando o assunto é biodiversidade, o que pode ser impactante para o desenvolvimento econômico e social de diversas áreas do país.

Eventos como este contribuem para ampliar horizontes, e trazem possibilidades de parcerias, negócios e um redirecionamento dos investimentos para oportunidades que captamos com nossa participação.

Além disso, o desenvolvimento de novas matérias-primas relevantes e competitivas é uma porta aberta para novas conquistas no setor.

Uma das conclusões mais significativas é a necessidade do esforço conjunto do setor para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar.

Participar deste evento foi enriquecedor e instigante, e iremos continuar contribuindo para o progresso do setor de biodiesel.

#Biodiesel #Sustentabilidade #DesenvolvimentoRegional

Próximo A Binatural conquista certificação em atendimento à Diretiva Europeia Biocombustíveis
Loading...
en_US