O B100 chegou. E agora? O que aprendemos com quem já roda com biodiesel puro

Parceria inaugura uma das primeiras rotas 100% sustentáveis do Brasil e aponta caminhos viáveis para a descarbonização logística no país.
Na prática, poucas coisas falam tão alto quanto um caminhão na estrada. E quando esse caminhão é abastecido exclusivamente com biodiesel puro (B100), transportando insumos recicláveis para a produção de mais biodiesel, o que se tem não é apenas logística — é um ciclo virtuoso em movimento.
Esse é o caso da parceria pioneira entre a Binatural e a Catto Transportes, empresa de soluções logísticas com atuação nacional. Juntas, elas estão operando uma das primeiras rotas 100% sustentáveis do país, unindo descarbonização, economia circular e eficiência operacional em uma mesma iniciativa.
A rota, localizada no interior de Goiás, utiliza um caminhão DAF XF 530 abastecido 100% com biodiesel (B100) para transportar exclusivamente matérias-primas recicláveis utilizadas na fabricação do biocombustível. O veículo opera com alta performance utilizando exclusivamente biodiesel, sem mistura com diesel fóssil, o que reduz em 90% a emissão de CO₂ no trajeto.
Mas o impacto vai além da redução de emissões. O projeto também representa uma mudança de paradigma para o transporte de cargas no Brasil, tradicionalmente dependente de combustíveis fósseis. “Criamos um dos primeiros trajetos 100% sustentáveis do país. É possível fazer mais e melhor com inovação, eficiência e compromisso com o futuro”, destaca André Lavor, CEO e cofundador da Binatural.
Um novo modelo logístico: técnico, viável e replicável
A experiência com o B100 revelou resultados positivos tanto no desempenho do veículo quanto nos aspectos operacionais e de manutenção. Segundo Michel Catto, diretor comercial da Catto Transportes, o caminhão se adaptou bem à nova matriz energética, com desempenho dentro dos padrões esperados e ajustes mínimos no sistema de injeção e filtragem.
“É um projeto estratégico que prova que é possível aliar eficiência logística à preservação ambiental. Isso vai muito além de uma operação pontual, é uma nova mentalidade no transporte rodoviário de cargas”, afirma.
A consolidação do biodiesel como solução efetiva para a descarbonização da matriz de transportes ainda gera debates a respeito da qualidade e possíveis impacto por parte de quem não conhece o setor em profundidade. A indústria do biodiesel é uma das mais reguladas do Brasil, contando com 24 ensaios técnicos de qualidade, em comparação aos apenas 8 exigidos para gasolina e diesel.
Este processo minimiza as variações e significa que se qualquer um dos ensaios falhar, o lote não pode ser vendido, assegurando que só combustíveis que atendam a critérios rigorosos cheguem ao consumidor final.
No entanto, as práticas de armazenamento e manuseio devem ser rigorosamente adequadas, não só nas usinas, mas também nas distribuidoras e postos de combustíveis, uma vez que a absorção de água é uma característica inerente ao biodiesel. As transportadoras precisam estar atentas à limpeza de tanques e ao controle da cadeia como um todo. Especialistas já constataram que muitos dos problemas relatados estão mais relacionados ao armazenamento inadequado ou à mistura incorreta com diesel fóssil, e não a falhas na produção do biodiesel.
Para que esse avanço se concretize, no entanto, é preciso mais do que inovação empresarial. Marco regulatório, incentivos fiscais, segurança de fornecimento e clareza na política energética nacional serão fatores determinantes para ampliar o uso do B100 no país.
Enquanto o debate regulatório avança, a experiência da Binatural e da Catto Transportes oferece um exemplo concreto de que a transição energética no setor de transportes já começou e pode ser conduzida com base em tecnologia nacional, parcerias estratégicas e compromisso ambiental real.