Parceria viabiliza geradores industriais movidos 100% a biodiesel no Brasil

Informativos 7 de novembro de 2023

Parceria viabiliza geradores industriais movidos 100% a biodiesel no Brasil

A iniciativa bem-sucedida do uso de geradores de energia movidos 100% a biodiesel com tecnologia nacional abre uma nova perspectiva para a mudança da matriz energética brasileira e redução de CO2 na atmosfera. O uso de uma fonte limpa e renovável como o biodiesel mostra-se uma solução eficaz e robusta para a geração de energia em plantas industriais.

O desenvolvimento de geradores a biodiesel foi possível graças a uma parceria entre três empresas representativas nos seus segmentos de atuação, a Binatural, especializada na produção de biodiesel; a Brasil Geradores (BRG), fabricante de geradores de energia; e a Volvo Penta, fabricante de motores de alto desempenho.

Considerado único e inovador, o projeto resultou na instalação de três geradores BRG Slim 625 kVA movidos por motores TAD-1344GE da Volvo Penta na planta da Binatural, na Bahia. Os geradores foram especialmente desenvolvidos a pedido da Binatural e são alimentados com o biodiesel produzido pela empresa.

“Desde 2006 produzimos biodiesel, alinhados com a necessidade cada vez mais urgente de adotarmos soluções sustentáveis, minimizando o impacto ambiental em nosso planeta”, afirma o Co-fundador e CEO da Binatural, André Lavor. E foi sua paixão pela inovação que o motivou a buscar parceiros confiáveis para encomendar novos geradores para a usina da Bahia.  “Chegamos a esta solução sustentável, movida 100% a biodiesel, o mesmo que produzimos, o que nos dá muito orgulho. Minha expectativa é que ele sirva de modelo de inspiração para outras indústrias que buscam eficiência energética e sustentabilidade em seus processos”, acrescenta.

A BRG é cliente da Volvo Penta de longa data, criando soluções que mantêm o acesso à eletricidade em momentos de pico ou interrupção do fornecimento. De acordo com o CEO da BRG, Silvio de Oliveira, uma planta de produção com a escala da Binatural não pode parar de forma não planejada, o que significa que o equipamento deve ser extremamente confiável. Segundo ele, o apoio da engenharia da Volvo Penta foi fundamental para o sucesso do projeto.

A tecnologia envolvida no projeto permite o acionamento do gerador, avaliação e gerenciamento de forma remota e imediata. Os motores foram testados durante 2.000 horas em operação contínua, ajudando no processo de mistura do biodiesel fabricado pela Binatural.

Para a Volvo Penta, os testes devem permitir o desenvolvimento de novos projetos capazes de reduzir as emissões no setor. “As fontes renováveis de energia são um componente importante em nossa jornada para a emissão zero”, complementa Felipe Lopes, diretor de vendas industriais da Volvo Penta Brasil.

Próximo Binatural apoia mais de 25 mil famílias de agricultores e impulsiona desenvolvimento socioeconômico nas comunidades brasileiras
Loading...
pt_BR