Especialista em biodiesel, Binatural estreia no ranking GPTW Óleo & Gás e conquista em 5º lugar

Informativos 26 de August de 2025

Especialista em biodiesel, Binatural estreia no ranking GPTW Óleo & Gás e conquista em 5º lugar

Respeito, imparcialidade e bem-estar aparecem entre os pontos mais elogiados pelo time da empresa, mais bem colocada no setor de biocombustíveis na classificação

A Binatural, empresa especialista em biodiesel, estreou no ranking setorial Great Place to Work (GPTW) Óleo & Gás e alcançou a 5ª colocação na edição de 2025. O resultado é baseado no Trust Index®, pesquisa de clima aplicada pela consultoria, que considera percepções dos colaboradores sobre credibilidade da liderança, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Nesta edição, participaram cerca de 60 empresas de diferentes portes e segmentos do setor. A Binatural é a única produtora de biodiesel dentro do Top 5.

Na empresa, 85% dos colaboradores responderam ao questionário, índice que reforça a representatividade das respostas. Entre os aspectos mais citados pelos participantes estão a percepção de ambiente inclusivo e respeitoso, o orgulho de pertencer e o reconhecimento ao trabalho realizado. Também aparecem, de forma recorrente, referências à acolhida de novos integrantes, à segurança psicológica e a iniciativas de bem-estar.

Para a liderança da companhia, o desempenho confirma a consistência das práticas de gestão de pessoas. “Este resultado referente ao ano de 2024 marcou a primeira participação da Binatural no ranking setorial GPTW Óleo & Gás. Mesmo sendo nossa estreia, alcançamos o 5º lugar nacional, um resultado expressivo que reforça a solidez das nossas práticas de gestão de pessoas e a percepção positiva dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho”, afirma André Lavor, CEO da Binatural.

Entre as iniciativas oferecidas pela empresa está o acesso gratuito ao Zenklub, plataforma que oferece sessões com psicólogos, terapeutas e conteúdos sobre saúde mental. A companhia também proporciona ginástica laboral semanalmente e mantém espaços de descompressão em suas três sedes — as duas usinas em Goiás e na Bahia, além do escritório em São Paulo—, onde os colaboradores podem relaxar e recarregar as energias durante o expediente. Em São Paulo, inclusive, ainda há oferta de massagem quinzenal. Além disso, a Binatural disponibiliza o TotalPass, programa de atividades físicas e bem-estar, que incentiva hábitos saudáveis fora do ambiente de trabalho.

“Na outra empresa em que eu trabalhava, havia o desgaste de acordar cedo e ir para um local que não era agradável. Aqui, já é diferente”, conta Bruna Silva, analista comercial da Binatural. “Temos um ambiente acolhedor e ferramentas que ajudam a manter o equilíbrio”, completa.

Outra ação promovida pela empresa é o “Dia da Família”, no qual parentes dos colaboradores têm a possibilidade de visitar as três sedes da Binatural. “Todos nós sabemos o quão é importante a família. É um evento maravilhoso que a Binatural proporciona. Nossos familiares conhecem parentes de outros colaboradores e, também, um pouco mais da nossa empresa. A recepção e o acolhimento são fantásticos. Isso tudo faz uma grande diferença no nosso dia a dia”, opina Paloma Fernandes, analista de compras júnior.

Em 2025, a empresa conquistou a certificação GPTW (Great Place to Work) pela terceira vez consecutiva. Além disso, foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo pela Financial Times, no ranking

The America’s’ Fastest-Growing Companies, como uma das 500 empresas que mais contribuíram com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, sendo a única empresa do setor a se destacar na lista. Desde a primeira aparição, a companhia subiu mais de 200 posições no ranking.

Segundo o CEO da empresa, os reconhecimentos são resultado de uma estratégia de negócio que começa pelas pessoas. “O reconhecimento internacional e nacional reforça que nossa estratégia de negócio, que começa pelas pessoas, gera impactos além do setor de energia”, conclui.

Próximo O Brasil na liderança da transição energética: Como o B15 impulsiona a indústria, o campo e o clima
Loading...
en_US