
No Brasil, cerca de 32 milhões de pessoas sofrem com a ausência de água tratada, segundo um levantamento do Instituto Trata Brasil. Além da falta de acesso ao recurso, quase 40% da água disponível para consumo é perdida durante o sistema de distribuição antes de chegar às residências brasileiras. O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma oportunidade para refletir sobre a importância da conservação desse bem e ressaltar iniciativas que podem contribuir para sua proteção. Nesse contexto, a Binatural, empresa brasileira especialista na produção de biodiesel, tem desenvolvido iniciativas para promover a sustentabilidade e evitar a contaminação de bilhões de litros de água.
A empresa promoveu um grande impacto ambiental positivo com a utilização de 20.132.626 litros de óleo de cozinha usado em suas usinas em 2024, o que evitou a contaminação de aproximadamente 503,3 bilhões de litros de água, com o reaproveitamento do material que seria despejado indevidamente em pias, vaso sanitário ou no solo. Apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar 25 mil litros de água, segundo estimativas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O volume de água preservada é equivalente a mais de 201 mil piscinas olímpicas e seria suficiente para garantir o abastecimento de toda cidade de São Paulo, que abriga cerca de 12 milhões de habitantes, por aproximadamente nove meses, considerando o consumo médio no país de 148,2 litros por pessoa ao dia, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis).
Além de evitar a contaminação, a quantidade de água limpa preservada pela Binatural poderia proporcionar 5 bilhões de banhos, o equivalente a quase 25 anos de banhos diários para toda a população brasileira. Essa iniciativa não apenas respalda os esforços de conservação hídrica, mas também reforça a importância de ações corporativas que visam um futuro mais sustentável.
“Estamos comprometidos em transformar resíduos em recursos, e a reutilização do óleo de cozinha usado é um exemplo claro de como podemos contribuir para a conservação da água”, afirma André Lavor, CEO da Binatural. “Nosso uso do óleo de cozinha usado, que aumentou em 54,48% de 2023 para 2024, demonstra que é possível aliar eficiência produtiva a práticas sustentáveis que beneficiam toda a sociedade.”
Com o uso do UCO, a empresa foi capaz de não apenas evitar a contaminação de recursos hídricos, solos e lençóis freáticos, mas também evitar a emissão de 4,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (CO2). À medida que o mundo enfrenta desafios ambientais crescentes, iniciativas como a da Binatural são exemplos de como a indústria pode atuar de maneira responsável e eficaz. Neste Dia Mundial da Água, a mensagem é clara: cada esforço conta e a preservação da água é uma responsabilidade compartilhada por todos.