Com ajuda do setor privado, famílias de agricultores conseguem produzir matérias-primas essenciais para a indústria brasileira
Em 25 de julho, é comemorado o Dia Mundial da Agricultura Familiar, data que busca reconhecer o trabalho que homens e mulheres desempenham no campo para a produção de alimentos e na sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cerca de 80% da produção de alimentos em todo mundo vem de propriedades rurais familiares. No Brasil, os agricultores familiares são responsáveis sozinhos por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio.
Uma das pioneiras na produção de biodiesel no Brasil, a Binatural tem desenvolvido importantes ações de apoio à agricultura familiar e a geração de biocombustíveis. Integrante do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) desde 2006, por meio do qual possui o Selo Biocombustível Social, a empresa beneficia diretamente mais de 25 mil famílias de agricultores em diversas regiões do Brasil e esse número tende a crescer em decorrência do compromisso social da empresa com a geração de emprego e renda no campo.
As famílias de agricultores apoiadas produzem materiais diversos como açaí, mamona, castanhas, óleo de vísceras entre outros. A Binatural, adquire parte da produção e promovem capacitação a estas famílias. “A produção de biodiesel no Brasil é um movimento importante para a economia nacional, que estimula a geração de empregos e beneficia milhares de famílias da agricultura familiar pelo Selo Biocombustível Social que é um dos maiores programas de distribuição de renda do mundo. A Binatural tem orgulho de contribuir para a manutenção da juventude no campo, sucessão de terras, desenvolvimento de novas tecnologias, geração de crédito e melhoria de vida das famílias, além de promover segurança alimentar no país”, afirma André Lavor, CEO da Binatural.
São oferecidas assistência técnica e capacitação para os agricultores familiares, através de cooperativas que disponibilizam técnicos habilitados para orientar os produtores em suas práticas agrícolas. “A carência de assistência técnica é um dos grandes empecilhos na produção agrícola. Com a ausência dela, há declínio na estrutura financeira e social das famílias nessas áreas rurais. Por isso, estimulamos e apoiamos que haja maior presença dos técnicos nas áreas assistidas”, complementa o executivo.
A Binatural foi uma das primeiras empresas a apoiar as regiões Norte, Nordeste e Semiárido, mesmo antes da obrigatoriedade do MDA, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento local. A empresa incentiva três vezes mais o volume exigido na região, compreendendo sua responsabilidade social. Entre as contribuições que vão além do suporte financeiro e técnico, destaca-se a ambulancha, um serviço vital que atende às comunidades de agricultores rurais, especialmente na região do Pará. Essa iniciativa promove a saúde e o bem-estar dos agricultores, oferecendo primeiros socorros em caso de acidentes e facilitando o transporte seguro e rápido dos trabalhadores em áreas remotas.