• Formação:
Formação técnica em Segurança do Trabalho (obrigatório);
Desejável formação superior em Engenharia ou áreas correlatas;
• Conhecimentos específicos e habilidades:
Desejável experiência e vivência em industrias;
Domínio de ferramentas do Pacote Office (principalmente Excel e PowerPoint);
Habilidade de interpretar documentos técnicos, como PGR, LTCAT, PCMSO e laudos ocupacionais;
Capacidade de criar e analisar indicadores de SST e propor planos de ação;
Conhecimento em investigação e análise de acidentes, bem como medidas preventivas e corretivas;
Experiência aplicação de treinamentos normativos como: NR 33, NR 35, NR 11;
Experiência em elaboração de APR, Permissões de Trabalho, Bloqueio e Etiquetagem.
• Atividades:
1. Analisar as condições ambientais, métodos e processos de trabalho, identificando riscos e propondo medidas de prevenção.
2. Realizar inspeções periódicas em áreas, máquinas, equipamentos e processos, emitindo parecer técnico e acompanhando planos de ação.
3. Atuar no atendimento às Normas Regulamentadoras
4. Coordenar e acompanhar a Brigada de Emergência, assegurando estrutura, treinamentos, simulados e prontidão de resposta.
5. Apoiar e gerenciar as ações da CIPA, garantindo cumprimento da NR 05, acompanhando as reuniões, campanhas e programas de conscientização.
6. Avaliar, aprovar e controlar o uso de EPCs e EPIs, bem como acompanhar a distribuição de uniformes e registros de controle.
7. Elaborar, revisar e acompanhar programas preventivos e corretivos de SST, garantindo sua eficácia e cumprimento legal.
8. Investigar acidentes e quase-acidentes, identificando causas, emitindo CAT quando aplicável e propondo ações corretivas e preventivas.
9. Monitorar e analisar indicadores de SST, propondo melhorias contínuas e reportando resultados.
10. Revisar e atualizar o Plano de Atendimento a Emergências, coordenando simulados e garantindo eficácia nas respostas.
11. Apoiar a implementação e acompanhamento dos programas legais de SST, como PGR, PCMSO, PCA, PPR, LTCAT e análises ergonômicas.
12. Integrar novos colaboradores e terceiros com treinamentos de segurança e orientações sobre regras internas.
13. Acompanhar e fiscalizar o cumprimento de requisitos de segurança por prestadores de serviço e contratadas.
14. Apoiar auditorias internas e externas de SST, preparando evidências, registros e planos de ação.
15. Prestar suporte técnico em fiscalizações de órgãos públicos, assegurando atendimento às legislações vigentes.
16. Contribuir com a análise de riscos em novos projetos, modificações de processo e aquisição de equipamentos.
17. Elaborar, revisar e padronizar procedimentos, instruções de trabalho e políticas relacionadas à segurança e meio ambiente,
alinhadas às normas legais e à estratégia do setor de Biodiesel.
18. Planejar, ministrar e acompanhar treinamentos técnicos e comportamentais ou apoiar na contratação de instrutores
especializados, assegurando registros e controles. desenvolver materiais didáticos (apresentações, vídeos, DDS, informativos)
e apoiar na coordenação de eventos de como SIPAT e campanhas preventivas