- Formação:
-Formação técnica em Segurança do Trabalho;
-Desejável formação superior em Engenharia ou áreas correlatas;
- Conhecimentos específicos e habilidades:
Experiência com gestão de treinamentos obrigatórios e controle de validade de certificados;
Domínio de ferramentas do Pacote Office (principalmente Excel e PowerPoint) e desejável conehcimento e utilização de PowerBi;
Experiência em rotinas administrativas, participação em reuniões e comitês;
Habilidade para elaborar e interpretar documentos técnicos, como PGR, LTCAT, PCMSO e laudos ocupacionais;
Capacidade de criar e analisar indicadores de SST e propor planos de ação;
Conhecimento em investigação e análise de acidentes, bem como medidas preventivas e corretivas;
Conhecimento em EPI, EPC, APR, Permissões de Trabalho, Bloqueio e Etiquetagem.
- Atividades:
Gerenciar e acompanhar documentos técnicos obrigatórios de SST (PGR, PCMSO, LTCAT, PPP), bem como administrar sistemas de gestão como LG-FAP, SOC e SAP e etc., assegurando conformidade legal e atualização periódica.
Elaborar, revisar e padronizar procedimentos, instruções de trabalho e políticas relacionadas à segurança e meio ambiente, alinhadas às normas legais e à estratégia do setor de Biodiesel.
Realizar inspeções periódicas em áreas e processos, identificar e avaliar riscos, conduzir análises de insalubridade e periculosidade e investigar acidentes e incidentes, propondo medidas corretivas e preventivas.
Apoiar na definição de critérios para seleção e uso adequado de EPIs e EPCs.
Planejar, ministrar e acompanhar treinamentos técnicos e comportamentais, desenvolver materiais didáticos (apresentações, vídeos, DDS, informativos) e apoiar na coordenação de eventos de como SIPAT e campanhas preventivas.
Estabelecer interface com diferentes áreas da empresa para alinhar demandas, garantir padronização e adaptar conteúdos ao perfil do público, promovendo a cultura de prevenção.
Elaborar, monitorar e analisar indicadores de SST e treinamentos, propor ações preventivas e corretivas
Apoiar auditorias internas e externas, e promover a melhoria contínua com uso de ferramentas digitais e sistemas de gestão.
Acompanhar exames ocupacionais, restrições de atividades e afastamentos, atuando em conjunto com prestadores e Gente & Gestão no tema da saúde ocupacional.
Contribuir para a otimização de custos do setor, apoiar na elaboração do orçamento anual, acompanhar despesas e realizar a gestão do pagamento de prestadores e fornecedores.